sábado, 29 de setembro de 2012

Comemorando a maternidade


   Na véspera do aniversário de segundo ano do meu filho, parei para refletir sobre a importância desta data e o que este dia tão especial me faz pensar...

   Descobri muitas coisas, me questionei sobre outras e cheguei a conclusão que a comemoração não é só dele. Não é somente o dia que o Nathan nasceu e veio ao mundo trazer tanta alegria. Não é somente o dia do aniversário do meu filho. Este dia é a comemoração da mãe que sou, da mãe que nasceu quando ele nasceu, da mãe que irá fazer dois anos e está crescendo e amadurecendo junto com ele.
   Um dia tão especial que comemoro a realização plena de mim mesma, pois sendo mãe me sinto completa, realizada, feliz. Não sou mais eu, sou mãe, sou alguém realmente responsável por outro alguém. Sou alguém que tem uma missão linda de criar, educar e amar um ser que há poucos anos chegou a esse mundo. E o que esperar disso? O que aprender com esse mundo? Cabe a mim ensinar muitas coisas, cabe a mim mostrar um mundo lindo e feliz, cheio de possibilidades e sonhos. E que sonhos? Todos que ele quiser! Quais possibilidades? Todas que ele imaginar.
   A maternidade me completa, me preenche, me envolve e me ensina. Alguns devem achar um excesso de dedicação, outros devem se questionar como que eu só faço isso. Outros admiram e se surpreendem e para outros é tudo papo furado. E o que importa? A certeza dessa dedicação tenho quando olho para meu filho e vejo ele pedindo para eu dar um beijo e abraço nele quando saio de casa, pois foi assim que sempre fiz e ensinei e agora vejo ele fazendo. A certeza eu tenho quando olho nos olhos dele e vejo um brilho sem igual, que muitas crianças não têm. A certeza vem de cada gesto de amor dele. É isso que conta, é isso que importa, é isso que vale a pena.
   Neste dia 30 de setembro vou fazer uma comemoração dupla, de mãe e filho. Há dois anos ele existe e é meu filho e há dois anos eu sou mãe. Eu não sou mais somente eu, ser mãe me acompanha em tudo. Sou esposa e mãe, sou filha e mãe, sou irmã e mãe. Ser mãe está em tudo. As noites são diferentes porque sou mãe, o banho é diferente porque sou mãe, o jeito de me vestir mudou, a alimentação mudou, tudo mudou porque sou mãe. A maternidade me transformou e a cada dia me transforma. Isso me deixa triste? Não, pelo contrário, fico feliz, pois sei que sou uma pessoa muito melhor, com uma visão totalmente diferente do mundo e de mim mesma. A maternidade me ajuda a olhar tudo por um novo ângulo, me instiga a mudar e me questionar se o caminho que estou seguindo é o certo e se as linhas que estou utilizando para construí-lo  estão sendo úteis e utilizadas. Constante análise, intenso aperfeiçamento, imensa felicidade. Amadurecer tornou-se algo necessário e natural. Errar e acertar são ações diárias. Criar e recriar fazem parte de todas as brincadeiras. Ser mãe é uma atividade intensa!


   E ser mãe é assim, chega de mansinho, vai se aproximando e toma conta. No início parece que não te pertence, que é demais, que você não serve para isso. Aos poucos vai dpercebendo que tem talento, que é possível. O tempo passa e você vai descobrindo coisas incríveis dentro de você: ideias, atitudes e pensamentos surpreendentes. Ao se dar conta disso, percebe que a maternidade já faz parte de você e que ela trouxe benefícios em meio ao caos de muitos dias. Então, você se dá conta de que ser mãe é a experiência mais rica, maravilhosa e indescritível do mundo e que toda mulher deveria viver essa experiência.

   Vamos comemorar e brindar, junto com nossos filhos, o nascimento de uma mãe, que a cada dia aprende a ser mais mãe, ao lado de seu filho, aprendendo diariamente a ser filho.

Parabéns para nós!!!


2 comentários:

  1. Parabens pela maternidade, muito bem vivida nesses 2 anos...

    ResponderExcluir
  2. Concordo!Bom,aqui em casa... apesar de todos os momentos de caos, todas as noites antes de dormir, me flagro sorrindo...rzzzz, relembrando as travessuras das crianças,que muitas vezes, enquanto acontecia, eu perdia a paciência, e é assim, agente aprende todo dia um pouquinho, né?E fica apaixonada cada dia mais,Eles crescem,e nós também,e me torno(ou tento me tornar) cada dia melhor, porque eu os tenho!Parabéns,adorei o blog!

    ResponderExcluir