quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ele cresceu!


   As roupas ocupam mais espaço no varal, logo enchem o cesto e com a bermuda grande abaixo do joelho, ainda é possível ver muita perna. Opa, ele cresceu! Não só em estatura, mas em ideias e atitudes. Agora é tamanho dois para blusa e calça. O sapato 22, mas se for 23 também serve!
   Deixando de ser bebê e se tornando menino, querendo ser menino, mas ainda bebê. Às vezes bebê, às vezes menino. Ele cresceu! Ainda usa fralda e chupeta, mas já toma um leite com café na xícara igual a nossa. Toma mamadeira, mas muitas colheradas chegam a sua boca com suas próprias mãos. Já escolhe o que quer vestir e, principalmente, o que não quer. Bebê em algumas atitudes e menino nas ideias. E quantas ideias...
   Ideias contrárias, ideias criativas, ideias surpreendentes, ideias reprovadas, ideias apavorantes, ideias expressadas, ideias contidas. Bebês aceitam as ideias de outros, meninos já têm suas ideias!
   Opiniões existem, mesmo que ainda não fale tudo o que deseja. Histórias também, conta tudo que acontece, formando frases com as sílabas de cada palavra que conhece. Difícil? Um pouco, mas há dois anos estou treinando como intérprete, então me saio bem!
   Ele cresceu! Aos poucos deixa de se chamar de neném e se chama “Nanu”, que significa Nathan. Um novo momento, não é mais um neném como todos os outros que vê na TV, na praça ou por onde vai. Agora ele é ele mesmo, assim como só eu sou a mamãe, só o papai é o papai, etc. Tem autonomia, parece gente grande e é ele mesmo!

   Ainda gosta de entrelaçar seus dedos no meu cabelo quando vai dormir ou em situações de insegurança, mas logo demonstra sua felicidade em locais espaçosos, com natureza e liberdade.
   Deixando de ser bebê, se tornando menino e eu, me tornando mais mãe a cada dia. Não estou me tornando nada além de mãe, mas ser mãe é se transformar o tempo todo a medida que o filho muda e cresce. Uma arte um pouco difícil. 
   Ver o filho fortalecer suas asas a cada dia é uma alegria, mas vê-lo alçar seus primeiros vôos é um pouco desconfortável, dá uma certa insegurança. Reprimir jamais, incentivar sempre. Diferentes opiniões, limites a serem dados, às vezes não, às vezes sim, como fazer, o que fazer e como dizer. Ele entende tudo, até o que está no ar e nos nossos corações. Cada palavra tem que ser pensada e cada atitude é uma tentativa de ser exemplo. A difícil arte de educar... Ser mãe é deixar crescer, sem deixar de ser aquilo que eu quero que ele veja para poder crescer. 

"Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses." 
 (Rubem Alves)


“Amar é ter um pássaro pousado no dedo.
Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que,
a qualquer momento, ele pode voar.”    
 (Rubem Alves)

...

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi querida mamãe!
    Passando para conhecer seu blog e adorei, seguindo claro!
    Que texto lindo! Amei de vdd!
    Sue príncipe é lindo parabéns!
    Espero que nos visite também! Vamos adorar!
    Bjos
    Tatty
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir