sábado, 12 de julho de 2014

Mais mãe

   Um novo ritmo em minha vida chegou desde que soube da segunda gravidez. Um ano diferente pela frente, louco, intenso, cheio de emoções e diferente de tudo que tinha vivido até então. Esperava por algo e tudo que acontece é diferente. Previa uma reação e me deparava com o contrário. E assim foi, nesses últimos nove meses... Nova rotina, adaptação na escola, muitos bolos para fazer, pouco bordado, emoções a flor da pele, cansaço e sono sempre, Ágatha mexendo o tempo todo, o tempo passando cada vez mais rápido. Enfim, muita coisa em pouco tempo ou pouco tempo para tanta coisa. Assim tem sido minha vida e até agora estou tentando me adaptar a isso, sendo que em breve tudo mudará novamente com a chegada da Ágatha.
   Esse ritmo foi tão acelerado que pouco escrevi e me dediquei a gravidez como imaginava que faria. Mas muito tenho aprendido nesses meses... O principal aprendizado é que a segunda gestação nada se compara a primeira, é tudo diferente, especialmente o jeito de aproveitá-la! Isso às vezes gera frustração e até tristeza, um sentimento de “menos mãe”, pois parece que tudo fica em cima da hora, quase não consigo relatar a gravidez e criar coisinhas bonitas como fiz para o Nathan... Mas quando volto para realidade vejo que mãe de dois é metade para cada, muito diferente de mãe de um! Enquanto a Ágatha mexe, empurra e aperta tenho que brincar, dar banho, fazer dormir e passear com o Nathan. O “mais mãe” disso tudo é criar uma relação entre eles, ver nascer um irmão, que abraça a barriga, conversa com a irmã, sempre a inclui nos acontecimentos e no que ele faz, fica feliz com as roupinhas que ela ganha e curte cada coisinha que vai acontecendo até sua chegada.

   
   A segunda gravidez também vem com incertezas e insegurança, principalmente no que se refere a criar dois filhos. Como será essa rotina, esses relacionamentos e todos os sentimentos envolvidos nisso? Muitos questionamentos passam pela cabeça, às vezes um sentimento de será que vou conseguir? E depois a certeza de que sou mais uma das muitas que tem dois filhos e dão conta do recado! O nascer de uma mãe de dois também chega aos poucos, como uma lagarta transformando-se em borboleta. É um processo de vida, pois há uma nova vida a caminho. É um transbordar de sentimentos e uma incerteza de ações. Sentimentos que se cruzam e logo seguem no curso do rio. Pensamentos que dominam e depois são dominados.


   Aprendendo a ser mãe de dois, ainda sendo mãe de um. Tudo toma forma aos poucos, como uma pedra de um rio sendo lapidada pelas águas. E agora me encho de ansiedade na espera de sua chegada. Já é linda sem eu conhecê-la, é intensa e cheia de vida. Quando chegará não sei, ela decidirá, mas certamente chegará para aumentar ainda mais o nosso amor e fazer transbordar nossos corações.
   Cada um diz uma coisa e todos adoram dizer algo. Nada se sabe ao certo, pois nesta vida só sabemos o que acontece agora. Então quando o agora dela chegar eu saberei e sentirei o que for para sentir, sem muitas expectativas e teorias. Apenas sei que será lindo, pois ser mãe de um é maravilhoso e ser mãe de dois será melhor ainda!









          Vejo que você está crescendo
Bem quentinho aqui dentro
Papai me abraça inteira
Pra sentir você também
Um beijo E a certeza que você está bem

Eu arrumo todo nosso lar
Me arrumo só pra te esperar
Te sinto noite e dia dentro desse barrigão
Um peso de alegria
Perto do coração



          (Isadora Canto)

Um comentário:

  1. Oi Fernanda!
    Estou à espera do segundinho também, e compartilho desses mesmos sentimento: vontade de se dedicar tão e igualmente como na primeira gestação! Mas realmente, mãe de dois é metade de cada lado, você disse bem, sendo assim não dá para ser duas, as coisas vão acontecendo nesse ritmo mesmo!

    Tudo de bom para vcs!

    ResponderExcluir