quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Criar faz bem e é preciso

   
coroa para os reis
 A maternidade me levou a explorar a criatividade de formas diferentes. Muitas vezes pela empolgação de inventar uma atividade, outras pela necessidade do momento, de uma brincadeira que acontecia e precisava de um utensílio, de um dia de chuva em casa ou uma simples vontade do meu filho.
   Mas, o que mais me move nessa vida de idéias e criações é a vontade de ver meu filho se desenvolver, viver e crescer ao máximo, mesmo que as paredes de nosso apartamento sejam o limite e nosso quintal seja a sacada. Não tem problema, fazemos circuitos de corrida, colocamos rede no meio da sala, fazemos floresta na sacada e fogueira de São João também! Um apartamento é limitador, mas estar aqui não nos impede de fazer o que queremos, apenas adaptamos nossas idéias para caberem dentro dessas quatro paredes. E dentro delas, meu filho cria brincadeiras incríveis, utiliza caixas de papelão de inúmeras formas, mora em cabanas itinerantes construídas pela casa inteira, faz pintura, jardinagem, culinária, corrida, dança, música e ultimamente tem treinado rapel numa corda pendurada em seu quarto.

cabana com fogueira

cabana na mesa
  
cabana musical



cabana no quarto






asas para voar na praça
   Enfim, ter habilidades com as mãos ajuda a criar coroas para reis, capas para os bonecos que precisam voar e asas para o Nathan. Binóculo para ver melhor os bombeiros surfistas que andam pela praia, escudo de guerreiro, espada de cavaleiro, martelo do Thor. Enfim, tudo que sua brincadeira necessitar e nossas habilidades permitirem fazer.
   Criar é preciso e perdemos essa incrível capacidade a medida que crescemos. Quanto mais adultos, menos criativos e mais engessados e presos a padrões e tecnologias nos tornamos. Menos livres para nos expressar e sermos o que desejarmos ser.
   Ser mãe resgata esse criar puro e livre. Ser mãe me ajuda a vencer minhas limitações e criar muito além do que imaginava conseguir. Ser mãe é superação a todo o momento. É só deixar ser... e descobrir o que foi criado dentro de nós que as vezes nem sabíamos que existia. Ideias, atividades, historias, soluções, comidas, conversas... Tudo isso são criações e estão dentro de nós. É só procurar!

Todos têm uma criança alegre dentro de si, mas poucos a deixam viver".

   Criatividade é o que acontece quando algo inesperado se desenvolve fruto dos espaços ainda não preenchidos dentro de nós. Se não há espaço vazio, nada pode ser criado. Se tudo esta cheio é porque uma limpeza precisa ser feita para que algo novo seja criado.

andando de carruagem
cozinha de papelão

andando de trem

   A criança é assim, um enorme vazio que vai sendo preenchido com vivências, observações, histórias e pessoas. Aos poucos esses elementos vão se relacionando dentro dela criando brincadeiras inéditas. E quanto mais espaço há para esses elementos se relacionarem, mais criativa a criança é, mais ela pode inventar e mais ela pode ser. É preciso espaço para criar, silêncio para fazer acontecer, liberdade para inventar e tempo para ser o que se precisa ser...criança!


escudo
bombeiros surfistas




"A criança é alegria como o raio de sol e estímulo como a esperança".

terra


água
tinta








Nenhum comentário:

Postar um comentário