quarta-feira, 21 de março de 2012

A essência do “espere um minuto”

     Para o mundo dos negócios, tempo é dinheiro, vendas, oportunidades. Para o mundo dos atletas e competidores, tempo é esforço, superação, segundos a serem alcançados e vencidos. Para o mundo tecnológico, o tempo é virtual, mais rápido do que nossa mente consegue alcançar. O tempo se mede em clics que você consegue dar na tela ou em configurações mirabolantes que são aprimoradas a cada segundo em um aparelho.
     Mas, nem para todos o tempo tem tanta precisão e está tão relacionado a coisas físicas. Uma criança, por exemplo, não consegue entender o que é o tempo, quantos segundos têm um minuto, quantos minutos têm uma hora... Para ela, dizer “espera um minuto” não tem nenhum significado, pois o que ela deseja ou pede não muda em nada quando escuta essa resposta. E para nós adultos fica difícil de conviver com isso, pois são realidades diferentes. Para nós, o tempo que em sua essência é algo abstrato, se tornou algo tão real em nossas vidas que até podemos vê-lo no relógio, celular, computador e na natureza, quando o sol nasce ou se põe.
     Mas será que o problema é a criança que não entende o que significa “espera um minuto” ou “amanhã nós vamos lá”, pois ainda está em processo de desenvolvimento? Ou somos nós, que perdemos a essência e deixamos que o abstrato se tornasse real e aquilo que é verdadeiramente real se tornasse abstrato ou se perdesse?
     O tempo é muitos mais do que minutos, horas, negócios e clics na tela do computador. Tempo é o quanto nos dedicamos a alguém, o quanto deixamos de cuidar das nossas coisas para olhar para o lado e ver que podemos ser útil para mais alguém além de nós mesmos. Tempo é olhar no olho e ver a vida que existe ali, é dar atenção para alguém e perceber que isso fez toda a diferença no seu dia. Tempo é dar um sorriso, receber outro e ver que nada mais importa, que seu dia já valeu a pena. Tempo é dedicação, amor, olho no olho, se entregar de corpo e alma.
     Tempo não são as horas ou minutos que você passa com seu filho quando chega do trabalho, mas sim o quanto presta atenção nas novas brincadeiras que ele inventou naquele dia, na história que ele te conta, o quanto se entrega àquele abraço gostoso que ele te dá quando chega em casa ou o quanto você olha para ele quando ele te olha profundamente e vê seu coração. Tempo não são aqueles passeios de final de semana com hora marcada, mas aquela volta no mercado que vocês fazem juntos sem formalidades ou aqueles momentos jogados na cama sem fazer nada.
     Esse tempo vale muito mais do que um minuto ou uma hora. Não está registrado nos rankings das competições, nem em depósitos bancários. Esse tempo é eterno, nunca acaba, nunca é demais e nunca prejudica ninguém. Ele está registrado no coração e é lá que se guardam os maiores tesouros de uma vida, as preciosidades que carregamos conosco ao longo do tempo que vivemos. E de que vale o tempo que vivemos se não tivermos esses tesouros dentro de nós?
     Faça do seu tempo o tesouro de alguém, faça do seu tempo um registro no coração. Isso fará a diferença na sua vida e na vida que estiver ao seu lado!

2 comentários:

  1. Sinceramente penso o quanto carecemos de constantemente sermos lembrados disso de quando em quando. No momento em as metas nos cegam aos detalhes importantes da jornada que percorremos, no que dá todo o sentido e o brilho. Este texto é especial até mesmo para aqueles que não possuem filhos sanguíneos, mas crianças interiores, afilhadas (os), sobrinhas (os), ou quaisquer outras pessoas a quem amar.

    ResponderExcluir
  2. Errata: No momento em que as metas...

    ResponderExcluir