quarta-feira, 27 de junho de 2012

Acima de tudo, amar!


Nem todos os dias são flores, nem todos os dias somos só amores. Alguns vêm com espinhos e outros com um pouco de carinho. Mas todos com a certeza de que vale a pena ser mãe, se dedicar, ir ao limite e viver os momentos mais incríveis e que nunca imaginei viver.
Em meio a alguns dias cansativos fico pensando nos meus limites e como vivendo no limite perco a paciência mais fácil, fico irritada frequentemente, a cabeça pesa e o corpo quer descansar. Tudo isso parece um horror, como sentir tudo isso sendo mãe de um menino tão bonitinho? Como falar isso se ser mãe é tão lindo? Bem, ser mãe é tudo de bom e mais um pouco. É conviver com esses sentimentos e aprender a não se culpar por senti-los. É admitir que essa profissão às vezes exige mais do que se parece suportar. Mas, é difícil admitir tudo isso, principalmente para si mesma. Entretanto, quando esse processo começa a acontecer tudo fica mais leve e livre.
Perceber que estes sentimentos fazem parte desta nova vida nos ajuda a viver melhor ao lado de nossos filhos, nos impulsiona a ir além, ultrapassar os limites e reconhecer que não existe a mãe perfeita e, principalmente, que eu não sou a mãe perfeita. Tenho meus defeitos, fico esgotada, muitas vezes tenho vontade de sair correndo e ter alguns minutos em silêncio, sem ninguém por perto ou tudo que queria era dormir a tarde inteira sem ter hora para acordar.
Admitir tudo isso não é fácil, quebra ilusões que construímos dentro de nós mesmas, imagens da mãe ideal ou da mãe que gostaríamos de ser e não conseguimos. Conviver com esses sentimentos não é fácil e muitas vezes a culpa caminha lado a lado evidenciando nossos defeitos, enfatizando atitudes que não gostaríamos de ter. Nessas horas, conversar com alguém ajuda, chorar até não ter mais lágrimas alivia, mas, acima de tudo, lembrar do amor que temos no coração, daquilo que desejamos oferecer aos nossos filhos pode ser a cura para esses sentimentos que muitas vezes nos perseguem. Não se iluda achando que deixarão de existir. A vida não é fácil e os pensamentos negativos dominam nossa mente. Mas acredite que o amor cura, transforma e faz a vida ser mais doce. O amor é o maior tesouro que existe dentro do coração e é esse tesouro que temos que cultivar no coração de nossos filhos.
Sentimentos negativos, atitudes ruins sempre existirão, afinal somos seres humanos e naturalmente convivemos com nosso egoísmo. Mas se tudo isso estiver imerso num ambiente de amor, será diluído e certamente o amor prevalecerá. Não quero justificar atitudes ruins ou aceitá-las, apenas mostrar que todos sentem, eu sinto e é normal sentir. Só não é normal dar continuidade a isso ou achar que tudo bem.
É necessário entender os benefícios dos aparentes malefícios. Para mim sempre foi horrível admitir que às vezes é difícil passar o dia com meu filho, que tenho vontade de fazer as minhas coisas, que fico cansada de acordar a noite. Sempre achei que teria que ser de ferro, infalível, afinal sou mãe e é para isso que estou aqui. Mas nessa última semana que tenho vivido no limite por diversos fatores estou percebendo que há algo de bom em estar no limite, principalmente porque percebo que posso ir além dele. Estou aprendendo que é possível encontrar a paz numa tarde de tempestade, que é possível se divertir com um dente incomodando, sem eu ter o tempinho da soneca da tarde para ver meus e-mails. Viver no limite tem me levado a novas leituras e descobertas, uma busca incessante por mais paciência, novas ideias e atividades. 
Viver no limite tem me mostrado que há alguém que precisa mais de mim do que eu mesma e me dedicar a esse alguém é um ato de amor. Amor é o que eu acredito, acima de tudo. Então, viver no limite tem me ensinado a amar. Acima de tudo, amar!

Um comentário:

  1. Nossa, que texto lindo. Me sinto exatamente assim, acho que todas as mães já passaram por isso. Mas esse amor imenso que nos inunda, nos mostra que a vontade de acertar é mais forte, e que tudo isso vale muito a pena. O último parágrafo então, perfeito. Afinal, a maternidade nos liberta de nós mesmas. Adorei seu blog. Você escreve divinamente!!!

    Um grande beijo!!!

    http://balaiodeideias-marisa.blogspot.com.br/

    Visite o meu blog tb!!!!

    ResponderExcluir