terça-feira, 31 de julho de 2012

Chuva de ideias


  
   O inverno chega trazendo aconchego, cobertas quentinhas, pessoas abraçadas umas nas outras, chocolate quente, aquecedor, vontade de ficar na cama até mais tarde e dias chuvosos.
   Os dias chuvosos são perfeitos quando podemos ficar jogados no sofá, debaixo das cobertas, abraçadinho com alguém. Mas com crianças pequenas os dias chuvoso perfeitos são um pouco diferentes. O agito e a energia fazem parte da rotina. Então, ficar jogado no sofá não existe! Correr é uma ação comum a qualquer criança, portanto esqueça ficar debaixo das cobertas! Dar atenção ao filho pequeno é uma tarefa constante, então ficar abraçadinho com alguém dura apenas alguns segundo, mesmo que esse alguém seja a criança!


   Chuva na janela, terra molhada, parquinho debaixo d’água...o que resta muitas vezes é ficar em casa. Mas o que fazer com tanta energia, tédio e um espaço pequeno como um apartamento? Quando os dias de chuva se sucedem, sempre me pergunto isso e muitas vezes me surpreendo com as ideias que me vem na cabeça ou que acabo encontrando por onde navego.
   Recentemente encontrei uma boa dica: massinha de modelar caseira. Encontrei a receita no blog Ciranda Materna. Praticamente uma massa de bolo, pão, com o acréscimo de anilina para dar cor. Uma boa alternativa, com diversão e um pouco de sujeira garantida. Dá para criar bichinhos, fazer bolinhas, ensinar as cores, proporcionar uma experiência sensorial diferente para a criança. Também pensei que argila seria outra possibilidade, mas ainda não testei.
   No início da brincadeira o Nathan não gostou, ficava querendo tirar da mão a massinha que grudava. Depois relaxou e se divertiu jogando as bolinhas que fazia para ele na mesa. Às vezes elas iam para o chão tornando a brincadeira mais divertida para ele e desesperadora para mim, hahaha.
   Outra ideia é brincar de pegar ou se esconder da criança. O Nathan gosta de sair correndo para eu ir atrás dele. Uma hora vai para a cozinha, para o corredor, depois corre para o sofá e por aí vai...

   Uma brincadeira bem interessante e que contribui para o desenvolvimento motor da criança é criar circuitos de psicomotricidade, onde a criança possa subir e descer de diferentes formas e em diferentes níveis. Para fazer estes circuitos caseiros, basta criar caminhos com almofadas ou agrupá-las em montes, inclinar colchões para fazer rampas e tudo mais que a criatividade permitir. As dificuldades podem ir aumentando a medida que a criança vai se desenvolvendo. Esses circuitos ajudam a engatinhar, a andar e se equilibrar, aprender a pular e correr e ajudam a criança ter um dia diferente em casa.
   Aqui em casa às vezes invento coisa de gente grande para o Nathan participar também, como fazer bolo ou plantar mudinhas nos vasos. É tudo mais trabalhoso, mas ele fica feliz em participar. Para o bolo, preparo a mesa com todos os ingredientes e enquanto vou misturando a massa, coloco um pouco de farinha, açúcar num potinho menor para ele mexer, sentir e experimentar. Depois, coloco para assar e ao longo do processo acompanhamos o bolo crescendo e esperamos, ansiosamente, o momento da degustação, a parte mais gostosa. Já a jardinagem, como é na sacada fazemos mais bagunça! Com as pazinhas transportamos terra de um vaso para outro. Ele mexe na terra, joga nas pernas, faz aquela sujeira. E eu fico feliz em vê-lo se diveritindo com as mudinhas e todo o kit jardinagem!


   Outra ideia é a pintura, que pode ser com giz de cera, aquarela e outras técnicas, dependendo da idade da criança e dos recursos que se tem em casa. Por enquanto fazemos somente desenhos com giz de cera tijolinho. Não é uma atividade muito longa, mas as poucos o Nathan tem despertado mais interesse e até pede para pintar. Mas hoje, ao invés de fazer um desenho para o papai, ficou tirando e colocando os tijolinhos do potinho onde estavam guardados. E essa foi a grande diversão!
   Essas são apenas algumas ideias e possibilidades para os dias em casa. Mas, dentro das limitações das paredes existem inúmeras brincadeiras e atividades para deixar um dia cinzento mais colorido, mantendo assim a criança empolgada e feliz nas brincadeiras.
   Criatividade, dedicação, ideias e vontade vieram junto com o pacote de ser mãe e ser pai. Se você ainda não descobriu essas qualidades procure. Com certeza encontrará estas e muitas outras dentro de você!
   A maternidade é uma constante descoberta e um eterno aprendizado. Por isso que é tão bom!

Um comentário:

  1. E essa baguça toda na casa?!!?
    e a sacada toda suja?!?!

    Praticamente nada que em 5 minutos de limpeza nao resolvam, frente a toda a capacidade criativa/motora/emocional que a criança desenvolve!!!!

    ResponderExcluir