domingo, 20 de outubro de 2013

A emoção de viver



  

   Meu coração sempre pulsou, oras mais forte e intenso, oras mais calmo e em paz. Coração pulsando é sinônimo de vida, de vida pulsando em um ser humano. Sentimentos, emoção, olhos molhados, respiração profunda e a descoberta: estou viva, vivendo com emoção a vida que um dia ganhei de presente. Vida que ganhei de presente e presentes que ganhei desta vida.

   Nossa família é um desses presentes e nos últimos dias temos vivido momentos em família significativos. Meu marido está de férias e, ao contrário das outras férias, que foram monótonas, entediantes e chuvosas, nessas férias decidimos fazer diferente. Passeamos na casa de primos, conhecemos os novos bebês da família, vimos diferentes bichos e ficamos juntos nos mais diferentes programas, desde idas ao mercado, até passeios na praia e encontros com amigos.


   
   Pé na areia, banho de piscina, deitados na cama um em cima do outro, cozinha coletiva. Limpa a casa e brinca com o filho, dorme junto, arruma a horta. Lixa, pinta e transforma o quarto do filho. Música para todos e conversas também. Meninos na praia, mamãe trabalhando e o penúltimo dia de férias termina com reflexão e emoção.


   
   Férias em que ficamos muito juntos e nem parece que foi tão junto assim. Por um período, por algumas horas ou o dia inteiro é sempre bom estar junto. Cada um do seu jeito fazendo nossa família ter o nosso jeito. Jeito só nosso, cheio de amor e risadas, com ideias de fazer coisas em casa e se divertir muito com isso. Horta caseira, comida caseira e decoração do quarto caseira. Adoramos isso! Fazer em casa, passar trabalho e no final ver que ficou lindo e ouvir nosso filho dizer: “hmmm, tá muito gotoso”, “que munito isso mamãe”. Nossa família é caseira, gosta de fazer em casa, pois assim tem mais emoção e um sabor especial, o nosso amor em tudo! Nem tudo que queremos fazemos, por limitação de espaço e de tempo, mas tudo queremos fazer e sempre estamos inventando algo.

   Nessas férias o projeto era reorganizar o quarto do Nathan. Brinquedos novos e maiores, necessidade de mais espaço. E lá fomos nós lixar e pintar caixas de feira para guardar os carros dele. É um processo lento, que exercita a paciência e ansiedade da mãe e do filho. Meu marido lixa, eu pinto e o Nathan nos rodeia perguntando e elogiando nosso trabalho. Mas a emoção foi à noite, ao ver os meninos lixando a caixa juntos. Cada um no seu banquinho trocando ideias e lixando para finalizar o trabalho. Cena linda de se ver. Parceria, foi isso que pensei quando ouvi suas vozes enquanto estava no escritório. Logo depois percebi que trabalhavam juntos e rapidamente foi registrar o momento, pois fiquei emocionada.
 


   
   Nem todos os momentos são registrados, alguns ficam somente no coração. E hoje tivemos mais alguns... Nós três jogados no sofá, um por cima do outro, naqueles minutos eternos em que vivemos de vez em quando. Na trilha sonora Paula Fernandes, que embalou o segundo ano de vida do Nathan e hoje estava de volta por um acaso.

   E hoje escutei: “estou amando você”, de forma espontânea e simples. Mais um momento todos jogados, agora na cama, Nathan deita em cima de mim e fala essa frase linda e cheia de amor. Eu não tinha nada a dizer, apenas amar da mesma forma.
   E é com esse amor que as férias vão chegando ao fim... Com gostinho de quero mais, mas com toda a força que o amor nos move a fazer mais, lutar mais e se emocionar mais, afinal viver sem emoção é morrer aos poucos e por aqui viver é um presente, então utilizamos esse presente com muito amor no coração, emoção a flor da pele, olhando para o alto, pois é de lá que vem a inspiração para os nossos dias.

 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário