terça-feira, 19 de junho de 2012

Entre um drible e outro, Rubem Alves


Atualmente há uma dificuldade em focarmos somente em um ponto, atividade ou pessoa. A vida que vivemos nos levar a abraçar o mundo, fazer inúmeras coisas ao mesmo tempo, pensar em todos os itens da sua lista de atividades, tentar resolver diversos problemas ao mesmo tempo. Sem contar as infinitas atividades que fazemos na frente do computador: atendemos o telefone, mandamos mensagem pelo celular, lemos um texto, curtimos um post no facebook, damos uma olhada no email e ainda tentamos trabalhar. Será que realmente tudo é feito com qualidade? Será que conseguimos dar o nosso melhor em cada uma dessas coisas?
Parei para pensar na dificuldade que temos de nos envolver plenamente em algo, de nos entregarmos e darmos o melhor que existe em nós. Se envolver vai muito além de um relacionamento. Para um bebê, estar envolvido nos braços da mãe é tudo que ele precisa, para um criança, se envolver na sua brincadeira é como fazer parte do seu mundo, para um adulto parar para escutar às vezes é tudo que ele precisa.
Estar envolvido ajuda no desenvolvimento das pessoas, no bom desempenho do trabalho, na felicidade e acredito que nos transforma em pessoas mais calmas, menos ansiosas e mais centradas, pois para conseguir sair desse turbilhão que existe ao nosso redor é necessário desenvolver essas habilidades.
O amor nos leva a isso, amor pelo trabalho, amor pelas pessoas, amor pela vida, por tudo que nos rodeia. Parar para fazer tudo com amor nos leva ao envolvimento profundo e verdadeiro e isso faz a diferença.
Percebo isso cada dia que me envolvo nas brincadeiras com meu filho. Me entregar àquele momento me transforma numa pessoa melhor. Consigo esquecer dos problemas, me sinto mais criança, observo como ele fica feliz e até o relógio muda o ritmo das horas. Como diz Rubem Alves, o tempo pode ser medido com a batidas de um relógio ou pode ser medido com as batidas do coração.
Estar envolvido nos leva a outra dimensão, onde o tempo não corre tão rápido, pois o que importa é aquele momento, o presente e onde as pessoas são mais felizes porque alguém parou e olhou para elas.
Este é o segredo, olhar para o outro, vê que existe alguém além de você no mundo. É disso que o mundo carece, é disso que meu filho precisa para se desenvolver. Um olhar, uma atenção, amor. Como já cantava Beatles: “All you need is Love”, tudo que você precisa é amor. Só assim o mundo será melhor, só assim meu filho será uma pessoa melhor e conseguirá mudar o mundo.
Estar envolvido vai além de uma simples conversa ou de ver um programa junto na TV. É estar por inteiro naquele momento desenvolvendo aquela atividade ou estando com aquela pessoa. É deixar de ser coadjuvante e ser ator principal naquele cenário. É atuar e não assistir, é viver e não deixar a vida passar.
A maternidade me leva a muitas reflexões... Cada dia uma coisa nova, um olhar diferente, um pensamento que se abre, uma certeza que fica e a dúvida que surge. Isso faz parte dos meus dias. E após pensar alguns dias sobre esse assunto, hoje vivenciei o que até então eram pensamentos baseados em leituras e momentos envolventes. Após momentos entediantes no meio de vídeos, frio chegando e dia nublado, decidi fazer algo para mudar! Roupa quentinha, bola num braço, filho no outro e praça no final da tarde para arejar a cabeça, relaxar e curtir o momento. O tempo foi pequeno, mas o momento foi eterno. Entre um drible e outro, pausa para ver o passarinho. No meio da corrida, pit stop para dar “oi” para o “au-au”. Sem contar as poses para foto, o descanso no banco e todas as outras coisas que meu filho aprendeu que nem eu sei. Decidi me envolver, viver e ser feliz! É isso que levamos dessa vida, nada mais. Desculpas sempre vão existir. Hoje eu tinha inúmeras para ficar aqui na sala da minha casa quentinha. Mas o quanto ia deixar de viver? É nisso que devemos pensar.
Os segundos passam, as horas voam. Parece que ainda temos muitas na nossa vida. Mas a verdade é que não temos certeza de nada. A única certeza é que podemos viver intensamente o que está acontecendo agora. “A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente.” (Rubem Alves)


Então viva! Se envolva mais com as pessoas, pare para escutá-las, tente ajudá-las. Brinque mais com seu filho, ajude ele a se tornar uma pessoa de valor, com amor no coração. Ame seu companheiro e passe tempo com ele. Converse. Compreenda seus pais. Escute uma boa música e deixe se envolver por ela. Se dedique ao seu trabalho, dê o seu melhor. E acima de tudo ame, pois isso vai fazer toda a diferença em tudo que fizer!
“Aquilo que está escrito no coração não necessita de agendas porque a gente não esquece. O que a memória ama fica eterno”. (Rubem Alves)

Um comentário:

  1. Muito lindo!!!
    Precisamos viver mais, e com intensidade.

    Beijos!!!
    Marisa

    ResponderExcluir