quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Uma festa musical



 
    Mais um ano se passou e o dia do aniversário se aproxima. Como vamos comemorar? O que vamos fazer? Onde? Algumas perguntas básicas e, posteriormente muitas ideias!
   O tema da festa já tinha decidido há tempo. Seria uma festa musical, pois o Nathan adora música. A festa seria simples, nada daquele mega evento de um ano. Somente para os amigos mais próximos e parentes. As comidinhas, feitas pela mamãe, para baratear os custos e para a mamãe poder saborear tudo, pois tem intolerância a lactose e todas as coisas gostosas têm leite. Então, muitas receitas caseiras sem leite! Claro que contei com algumas ajudantes para fazer os quitutes e encomendei apenas alguns docinhos.
   O convite também teve uma cara simples, mas com detalhes bonitinhos, como a barra com notas musicais bordada.

   Inicialmente seria na churrasqueira de um clube, mas quando fomos marcar a data, já estava ocupado. O que restava era o nosso salão de festas, que é pequeno e sem nenhum atrativo. Fiquei arrasada. Como fazer uma festa divertida, com cara de criança num local pequeno onde só tem mesas e cadeiras?
  Diante do meu desanimo e indignação, meu marido começou a ter várias ideias para transformar o salão de festas em um local divertido para as crianças, onde os adultos também pudessem entrar na brincadeira. Ele falou: “vamos fazer uma festa montessoriana. Pesquisa na internet atividades para fazer na festa e nós vamos fazer uma festa bem legal!”
 
   E lá fui eu pesquisar, pensar e ter ideias... Queria que meu filho se divertisse na festa dele, mesmo que ele fosse a única criança do local! Como não podíamos gastar muito, quase nada na verdade, as atividades tinham que ser bem baratas ou com coisas que já tínhamos em casa. Então tivemos a ideia de levar o famoso tapetinho de E.V.A. e colocar alguns brinquedos do Nathan em cima para as crianças brincarem. Também levamos um cesto de bolas que ele tem em casa, com vários tamanhos e cores para as crianças chutarem na parte externa do salão. Um cantinho de pintura também fizemos, com a mesinha dele, um papel pardo na parede e alguns lápis. E, bolinha de sabão para empolgar as crianças!



   Além disso, não poderia faltar o cantinho musical. Levamos os instrumentos dele e na hora do “parabéns” cada pessoa escolheu um instrumento para tocar e deixar o momento mais animado. E cantamos um “parabéns” super especial, acompanhado de um violão, com o Nathan cantando em seu microfone!
   A decoração também foi simples, sem muitos gastos. Os balões já estavam na caixa do que sobrou no ano passado, assim como muitos descartáveis. As toalhas foram emprestadas por uma amiga e os painés foram pintados pela mamãe. Confesso que essa foi a parte mais trabalhosa da festa, achei que não ia dar conta! Mas no final valeu a pena, pois ficaram lindos!
   À medida que íamos montando tudo, colocando cada coisa no seu lugar o ambiente ia ficando lindo, colorido, cheio de vida, como é nosso filho. E ele, vendo toda a transformação daquele local sem graça não parava de correr e vibrar com tudo. Ele estava muito feliz. Entendia cada coisa, sabia que ia ganhar presentes, que íamos cantar parabéns e que ele ia assoprar a vela. E falando em assoprar, ele apagou a vela sozinho, depois de algumas tentativas de sopro e um pouco de baba no bolo.

   Percebi que a simplicidade dá um toque diferente ao momento. Optamos por algo simples, não só por questões financeiras ou por restrição do espaço físico, mas por se adequar ao nosso jeito. E percebi que esse “nosso jeito” é querer ter momentos significativos, pois nunca esquecerei da conversa que tivemos no carro tentando encontrar formas de deixar o espaço atrativo para as crianças, das minhas tentativas de bolo ao longo do mês para conseguir desformar e confeitar o bolo do aniversário. Ou das horas que passei pintando o painel e da alegria das crianças que pareciam estar em um parque de diversões. Isso não tem preço e jamais esquecerei. Isso é o amor visível aos nossos olhos de tudo aquilo que colocamos nosso coração para fazer.

   Para mim, fazer cada coisa, pensar nos detalhes deu um sabor especial a festa, muito diferente de como foi a de um ano, onde contratei todos os serviços e passei semanas gerenciando tudo, estressada ligando para um, esperando por outro. Sei que cada um é de um jeito e cada coisa tem seu valor, mas para mim, um festinha caseira, feita com as nossas mãos é a nossa cara. E eu, adoro arranjar coisa para fazer, não consigo fazer mais ou menos, tem que ser nos mínimos detalhes!
   A principal diferença e emoção da festa de 2 anos é a participação da criança em tudo e a compreensão do que está acontecendo. Vê-lo feliz com cada pessoa que chegava, com cada balinha de goma que comia me emocionava e me dava certeza de que o esforço tanto financeiro quanto físico para tornar essa festinha real valeu a pena.

Celebrar a vida, comemorar por estar vivo, vibrar por mais um ano. É isso que vale a pena! 


Parabéns Nathan!!!


   Um agradecimento especial aos avós e amigos próximos que ajudaram a tornar esse momento real e mais saboroso!



Um comentário:

  1. Que festa linda, quando meus meninos completarem 2 anos, no próximo ano a proposta da festa será montessoriana também...
    Adorei as idéias...
    Visite meu blog, vou adorar receber sua visita: www.varaldospassarinhos.blogspot.com.br
    Beijos

    ResponderExcluir