sexta-feira, 24 de maio de 2013

Brincar é viver


   Na brincadeira há seriedade, na brincadeira há amor, ensinamentos profundos sobre a vida, laboratório para um sonhador. 


   Brincar é viver, é fortalecer a alma e preparar a criança para o futuro. Um futuro mais belo, certamente, se livremente ela brincar. Chega de hora marcada e compromissos todos os dias. Criança precisa de liberdade, pois só assim consegue construir seu mundo e a partir dele enfrentar esse nosso mundo de realidades.
   A realidade é dura, eu sei, mas sendo criança verdadeiramente, a beleza do mundo irá se ressaltar e a criança, força terá para lutar e acreditar que tudo pode mudar!
   Hoje todos pensam que mais vale o conhecimento, mas eu penso que viver é mais valioso e em cada momento de nossa vida esse viver se transforma. Na criança viver é brincar. No adulto viver é ter algumas responsabilidades. No adolescente viver é se aventurar. Em cada momento uma vivência e em cada vivência uma preparação para o que virá. Mas será que as crianças estão brincando?
   Agenda cheia faz parte do dia a dia infantil. Isso me assusta! Balé, natação, inglês, artes, música, karatê e sei lá mais o quê! Aqui em casa a atividade que mais fazemos é brincar. Meu filho fala: “mamãe, vamu bincá? Lá no quato, é bem legal!” E lá vamos nós para mais uma aventura! Isso enriquece, fortalece a alma e o prepara para esse futuro de agenda cheia. Pois para mim, agenda cheia é coisa de adulto e não de criança. Na verdade essa agenda cheia não acho saudável para ninguém. Precisamos ter lacunas, espaços que ainda podem ser preenchidos pela beleza da vida. Um tempinho para olhar o céu e ouvir o canto dos pássaros. Isso me dá força para continuar o trabalho. E quando fico muitos dias envolvida na minha vida, preciso sair e olhar as árvores. Ver seu movimento para elaborar novas formas para o meu bordado. Observar as cores do céu e descobrir novas possibilidades na minha vida. A natureza é inspiradora e devemos ter espaços na nossa agenda para ela.
   Oferecer momentos livres as crianças é um auxílio em seu desenvolvimento. Muitos acham que aulas, atividades direcionadas, escola, jogos eletrônicos é o que ensina. Não invalido nada disso, mas acredito que cada coisa tem seu tempo e tudo deve ser moderado. Temos a vida inteira para ter aulas e utilizar a tecnologia, mas apenas um pequeno período de nossa vida para ser criança e brincar despretensiosamente. A criança está sempre em nós, mas ela vai adormecendo até parecer não existir mais. Por isso, viver a infância em sua plenitude, no ajuda a ser adultos completos, com a criança ainda viva no coração!
   Acreditar que as aulas é que vão ensinar ou que os mais velhos é que possuem os ensinamentos da vida é um equívoco. Não existem melhores professores do que as crianças. Estar presente em suas brincadeiras é ter a oportunidade de ver seu desenvolvimento e aprender a ser feliz de verdade. Um mundo de possibilidades há no brincar. Concentração e entrega também. Se você se permitir será inspirador.

   “Para brincar é necessário estar presente de corpo e alma. Por isso, ao brincar retomamos nosso estado original; estado de unidade”. (Meylí Moraes de Oliveira Lima)
   A unidade se perde ao longo da vida. Nos tornamos pessoas multi tarefas e quanto mais produzimos mais temos. Para a criança o brincar é brincar, o viver é brincar. O foco está nisso e por isso há tanta verdade e ensinamento nesse ato tão simples.
   Muitas vezes, por não darmos valor deixamos de lado e não permitimos o desenvolvimento pleno de nossos pequenos. Estamos na Semana Mundial do Brincar um momento para refletir e resgatar o brincar livre e puro das crianças, onde há grande sabedoria, amor e inspiração para nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário